A ascensão dos influenciadores ativistas
Uma tendência em direção a conteúdo com significado
Bom dia!
Na news de hoje:
A Ascensão dos Influencers Ativistas
O Show do The Cure
Vanity Data: Por Essa Você Não Esperava
Uma Frase pra Refletir 🤯🤔
Last Song: Say Goodbye on a Night Like This
A ascensão dos influencers ativistas
Em um cenário digital onde as redes sociais são o palco principal, uma figura vem há alguns anos se sobressaindo cada vez mais, a do influenciador ativista. Essa nova leva de influenciadores está usando sua voz para mais do que apenas tendências de moda, looks do dia ou dicas de beleza, eles estão se tornando agentes de mudança em questões sociais e ambientais.
Em vez de apenas promover produtos, essas pessoas estão abordando questões como igualdade de gênero, sustentabilidade, direitos humanos e justiça social, com postagens que abordam causas que tocam, ensinam, informam e inspiram.
Um exemplo é a Zaya, 1ª modelo totalmente indígena nascida e criada na Amazônia e que tem ganhado o mundo não apenas com sua beleza, mas com sua inteligência e interlocução relacionada às causas indígenas. Zaya ganhou o prêmio de influenciadora do ano no Latin American Fashion Awards e está em um projeto de cinema com o diretor Darren Aronofsky, que dirigiu os premiado A Baleia e Cisne Negro, entre muitos outros.
Outra ativista da causa indígena e ambiental é a estilista Day Molina, ascendente dos povos aymara e fulniô. Já conversamos bastante e eu sigo sempre aprendendo com essa mulher, que é precursora de reflexões sobre a representatividade indígena em nível nacional. Aqui uma conversa que tivemos em 2020, quando a conheci.
Há ativistas de muitas outras causas e movimentos, pessoas que estão na frente da luta e usam seu poder de comunicação e espaço de mídia para promover reflexões e compartilhar conhecimento.
A ascensão desse fenômeno pode ser comparada a uma revolução silenciosa, onde hashtags e compartilhamentos podem se transformar em movimentos poderosos.
A ascensão do Influencer Ativista não apenas desafia a percepção tradicional de influência, mas também redefine o propósito por trás do poder das redes sociais. Não se trata apenas de likes e seguidores, mas de criar um impacto real e duradouro no mundo.
De acordo com Joel Backaler, estrategista de marketing global e autor de Digital Influence: Unleash the Power of Influencer Marketing to Accelerate Your Global Business, “eles têm um envolvimento mais verdadeiro com causas e marcas e parecem se manter em um nível mais elevado de padrão moral”.
Para mim, as marcas que se unem a essas pessoas que usam sua voz para promover consciência só têm a ganhar, já que esse perfil de influencer incentiva a fidelidade à marca, que é um dos grandes desafios que as empresas enfrentam hoje em dia.
Todo o propósito do marketing de influenciador é que o conteúdo venha de uma fonte confiável, o que nem sempre é o caso - a gente não sabe mais em quem acreditar.
Por outro lado, que outro meio você pode fazer com que os jovens ouçam e prestem atenção por horas a fio? Não é mais a televisão, nem o rádio nem o impresso. Os influenciadores ainda representam um dos meios para conseguir isso, então - marcas - escolham da melhor forma possível quem vai te representar.
The Cure. A night like this? Just like heaven.
Quem me conhece de adolescente é testemunha da loucura que foi o The Cure na minha vida, nossa senhora! Eu sentia frio na barriga quando ouvia música deles na rádio, colecionava pastas gigantes com fotos, artigos e letras de música - isso nos anos 1980, quando coletar essas revistas era um exercício constante e improvável. Meus namorados tinham o cabelo igual ao do Robert Smith, realmente o lifestyle de uma banda era também o meu modo de entender o mundo. Durante todos esses 30 anos, vi dois shows deles, um em São Paulo e outro em Londres.
Fast forward para 2023 e eles voltam ao Brasil. Além dos ingressos estarem caríssimos, eu também não queria ter que ir num festival para ver apenas um show. Decidi não ir, mas também decidi que não iria abrir o instagram por uns 4 dias até o overposting acabar. A FOMO ia bater forte e eu realmente não estava a fim.
Dois dias antes, um amigo (oi Ricardo Moreno ❤️) ganhou umas pulseirinhas e me deu uma. Pronto! Minha entrada no show tava garantida e eu já estava feliz de vê-los pelo telão - eu sou da eterna turma do fundão. No dia, poucas horas antes, uma outra amiga (oi Maria Montero ❤️) ganha duas pulseiras tipo vip do vip e lá fomos nós ver de pertinho esse show que foi presente pros fãs hardcore.
O clima antes deles entrarem era de arrepiar. Tinha um silêncio até na plateia de expectativa, nunca vi isso. O que me impressionou é que a voz do Robert está a mesma. Eles tocaram várias músicas que muita gente não conhecia, como Shake Dog Shake, Fascination Street, Alone e Push (amo essa), faixas de diversos álbuns em mais de duas horas de show. Também vimos aqueles momentos instrumentais e atmosféricos que são totalmente The Cure, mas podem deixa impacientes os mais desavisados. Mas os fãs dos hits foram presenteados com Inbetween Days, Close to Me, Friday I’m in Love e Boys Don't Cry, que fechou a noite. Pulamos, dançamos, gritamos, lavamos a alma.
Você já ouviu falar no “vanity data"?
Outro dia li esse termo em algum artigo e me chamou atenção. Os “dados da vaidade” são aquelas informações adicionais, como nomes de usuário, fotos, descrições de perfil e páginas de mídia social que, se bem analisadas, oferecem novos caminhos para as empresas obterem valor sobre a gente. Basicamente, são informações que denotam autoexpressão, como nomes de playlists, imagens de avatar, texto de bio, hashtags, legendas e comentários usados nas postagens e quaisquer outras ações que transmitam personalidade ou preferências. É minha gente…. 😩
“Somente ouvindo a voz da alma - uma voz por definição inconformista, elevando-se acima do barulho da convenção e da expectativa e do dever - nos tornamos plena e felizes. Estar consciente de nós mesmos é ouvir essa voz. Estar contente consigo mesmo é ouvir essa voz”.
Virginia Wolf
E pra encerrar 👋 💋
Say goodbye on a night like this
If it's the last thing we ever do
A Night Like This, The Cure
que delicia sempre te ouvir, Rô <3
Mais uma News incrível, estou atualizada com conteúdos ecléticos e originais, só poderia vir de você. Amei vc ter ido ao The Cure em grande estilo, vc merece, te conheci completamente abduzida por eles. 🥰