Alta Costura: o que é, quanto custa, quem usa?
E por que ela ainda é fundamental para a indústria da moda
Bom dia!
Na news de hoje:
Tema principal: O Paradoxo da Alta Costura
Super collab: Vans x Collina Strada
Nick Knight: assista à entrevista que eu amei fazer
Hey, Bitch: Mais um ensinamento de Madonna
Goodbye, so long, farewell: Psycho Killer, qu'est-ce que c’est?
O Paradoxo da Alta Costura
A semana de Alta Costura acontece duas vezes por ano em Paris, com lançamentos ultra luxuosos de marcas como Chanel, Dior e Valentino para o 0,0001% da população do planeta. O evento, que existe desde 1868, tem gerado discussões e sua relevância no mundo hoje tem sido questionada.
Resumidamente, pode ser chamada de Alta Costura a peça que é feita à mão, com materiais de altíssima qualidade, geralmente incomuns, costurados com extrema atenção aos detalhes pelos costureiros e artesãos mais talentosos do mundo. Quem define o que é ou não é Alta Costura é a Federação Francesa da Alta Costura e da Moda - o termo é legalmente protegido e controlado e só pode ser usado pelas casas que receberam essa designação pelo Ministro da Indústria francês. Ou seja, é uma riqueza cultural do país. Que nem aqui temos o Carnaval, na França eles têm a Alta Costura.
O Paradoxo da Alta Costura
Diz que, no mundo, há cerca de quatro mil clientes de Alta Costura -pouquíssimas mulheres, donas ou herdeiras dos mais ricos patrimônios do planeta.
A moda vem há alguns anos fazendo um movimento a favor da democratização, da inclusão e da inserção de novos olhares descentralizados, então não parece sensato manter um segmento que é o oposto disso e que traduz, descaradamente, a desigualdade social e racial que sempre existiu nesta indústria (e no mundo).
Tirando o fato de que as criações de AC são, no final, produtos direcionados a ultra elite, essas coleções têm um lugar de importância na construção e legado visual da moda. Enquanto criação de imagem, é onde eu gosto de estar.
Este é o único ambiente hoje onde os estilistas têm a oportunidade de trabalhar com uma criatividade desenfreada e pura - e budget ilimitado. É um espaço para inovação têxtil, um laboratório para experimentações e um lugar onde a equipe pode ir a fundo em uma ideia até ela se tornar realidade. Tudo parece possível quando se está dentro de um ateliê de Alta Costura.
As roupas de Alta Costura são feitas à mão por artesãos bem pagos e altamente qualificados, em um ritmo bem mais lento, com peças que podem levar semanas para ficarem prontos. São também roupas pensadas para durar a vida toda.
Já as coleções normais são criadas e produzidas sob outras regras. Pra começar, elas têm uma série de restrições comerciais que percorrem todo o processo, da ideia à produção e distribuição. Muitas das decisões são tomadas com base em uma conta simples: ganhar mais do que gastar. Então desde o início, o produto tem que ser muito certeiro e com muito potencial comercial. É um outro jeito de pensar.
Quanto custa uma peça de AC?
Preço não é exatamente um problema paras as poucas mulheres que consomem essas obras de arte. Uma peça para o dia começa em torno de US$ 40 mil, enquanto os modelos de noite e noiva não têm muito teto. Podem girar em torno de US$ 150 mil e subir até a casa dos milhões quando pedras preciosas são usadas em sua confecção.
Hoje as roupas de Alta Costura não são necessariamente criadas apenas para serem usadas em festas, casamentos reais e tapetes vermelhos. As marcas têm apostado em looks mais contemporâneos para o dia a dia e inserido também o homem em suas criações. Grifes como Valentino, Elie Saab e Balenciaga têm mostrado looks masculinos com frequência em seus desfiles.
Entre as marcas que integram este calendário atualmente estão Fendi, Valentino, Jean Paul Gaultier, Viktor & Rolf, Schiaparelli, Elie Saab, Armani Privé, Chanel, Dior e Maison Margiela, em um mix de inovação e criatividade X legado e tradição. Se tem três palavras que podem definir a Alta Costura hoje são: experimentação, expertise e dinheiro novo.
Alegria, Alegria nessa nova colab!
E eu amei essa colab da Vans com a Collina Strada, marca criada por Hillary Taymour que funciona também como uma plataforma de consciência ambiental e social. A linha é super vibrante, divertida e está à venda no Brasil. Olha aqui.
Aquela entrevista que eu amei fazer: Nick Knight
A estreia da série FFW Insider traz o fotógrafo britânico Nick Knight. Nome chave da fotografia de moda nos anos 1990 e 2000 e criador da plataforma digital ShowStudio, Nick é reconhecido por sua inquietante busca por desafiar os princípios da fotografia e ideias convencionais de beleza. Eu conversei com ele, ao lado da minha amiga e parceira Giovanna Casimiro sobre muitos assuntos, entre eles a revolução que a inteligência artificial está provocando na criação de imagem e na sociedade, o medo do fracasso e a relação entre criatividade e dinheiro.
Já fui popular e impopular, bem-sucedida e malsucedida, amada e odiada e sei como tudo isso não tem sentido. Portanto, sinto-me livre para correr os riscos que quiser.
Madonna
E pra encerrar 👋 💋
You start a conversation, you can't even finish it
You're talking a lot, but you're not saying anything
When I have nothing to say, my lips are sealed
Say something once, why say it again?