Oi, eu sou a Camila e você está lendo minha newsletter semanal Hit or Miss, uma iniciativa totalmente independente e apoiada pelos assinantes. Se você gosta e deseja ajudar, atualize para uma assinatura paga ou compartilhe com um amigo!
Na news de hoje:
Beleza Virtual
O Maior Museu do Mundo
3 Curiosidades
Uma Frase pra Refletir 🤯🤔
Um Delírio Tropical
Last Song: Virtual Insanity
Beleza virtual será a nova beleza real?
A possibilidade de criar inúmeras versões de nós mesmas
Como é a beleza na era digital? Como maquiadores e creators estão explorando essa área a partir da Inteligência Artificial? E como isso impacta nossas noções de beleza? O que é bonito e o que é feio?
Essas e outras questões são abordadas na exposição Virtual Beauty, que abre dia 7 de junho no House of Electronic em Basel, na Suíça. A mostra lança luz sobre como as novas tecnologias e as nossas vidas cada vez mais digitais estão desafiando as noções tradicionais de identidade e remodelando a nossa compreensão da beleza.
“O eu online é um eu hiperconstruído, sobre o qual temos o poder de editar, remixar e recontextualizar. Isso nos torna mais autoconscientes – ou mais egocêntricos?”, pergunta Bunny Kinney, cocurador da mostra. “Chegamos a um momento na cultura em que o eu pode ser transformado em inúmeras versões, réplicas, avatares, esculturas.”
Deve ser uma exposição interessante e acredito que cada vez mais vamos ver, ler e precisar refletir sobre isso. Quem nunca usou um filtro do Instagram para ficar mais jovem, mais bonita (o) ou flertar com novas possibilidades do nosso eu?
A nova geração que está ficando adulta agora cresceu com essas possibilidades e praticamente não conhece um mundo onde você não possa criar e recriar inúmeras versões de você mesmo.
Ao todo, 20 artistas, como o fotógrafo Daniel Sannwald e Ines Alpha (criadora de make 3D e maquiadora da Prada Beauty) exploram desde a maquiagem virtual ao desenvolvimento de programas com IA, como o Espelho Biométrico de Lucy McRae.
“O Espelho Biométrico questiona a precisão e as suposições dos algoritmos de reconhecimento facial. Entre em um salão de beleza de ficção científica e deixe uma IA escanear seus dados biométricos e revelar uma versão matematicamente ‘perfeita’ do seu próprio rosto. Mas de quem é realmente essa versão de perfeição?”
Lucy McRae, artista
Outro destaque é o salão de realidade virtual afrofuturista da Hyphen-Labs com NeuroSpeculative AfroFeminism, que faz uma crítica à falta de representações multidimensionais de mulheres negras na tecnologia.
Virtual Beauty acontece na House of Electronic Arts em Basel, Suíça, de 7 de junho a 18 de agosto de 2024
O maior museu do mundo
Inaugura este ano o Grande Museu Egípcio, Gizé, Egito, com projeto assinado pelo escritório de Dublin, Heneghan Peng Architects. Próximo às Pirâmides de Gizé, ele está sendo construído para o Ministério da Cultura egípcio para abrigar mais de 100 mil artefatos faraônicos do Antigo Egito, como antiguidades do túmulo do rei Tutancâmon, exibidas pela primeira vez desde que foram descobertas, em 1922. O chamado navio Khufu, que foi enterrado próximo à Grande Pirâmide em 2.500 a.C., também estará em exposição.
O museu, que tem uma área de meio milhão de metros quadrados, incorporou medidas de sustentabilidade em sua construção, como telhado reflexivo, sombreamento externo para conforto térmico e medidores inteligentes para energia, resultando em mais de 60% de economia nos custos de energia e 34% de redução no uso de água (em comparação com um edifício convencional do mesmo tamanho e tipo).
Se você ainda não viu…
Coreias
Vocês leram a notícia de que ativistas da Coreia do Sul lançaram aos seus vizinhos do Norte, balões cheios de panfletos de propaganda, medicamentos, dinheiro e USBs contendo meios de comunicação estrangeiros? Achei muito boa a tática. Mas, como era de se esperar, a Coreia do Norte revidou, enviando centenas de balões cheios de cocô e lixo em resposta. Cada um, cada um…
Como assim?
Falando em lixo, olha o resultado desse estudo americano feito pela UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles): eles descobriram que a palavra “por favor” já não faz parte do vocabulário dos americanos. Das mil “tentativas de solicitação”, os adultos usaram a frase apenas 7% das vezes; as crianças usaram em 10% das solicitações. O relatório revela que apenas 52% dos adultos nos EUA consideram a educação uma qualidade importante que as crianças devem ter. Achei um tanto chocante.
Alerta Whatsapp
Uma newsletter que eu leio, Read Max, apontou para o perigo do WhatsApp. “Se tivesse que escolher o pior aplicativo que está causando mais danos ao mundo agora, escolheria um app que realmente conecta extremistas a públicos flexíveis, circulando informações erradas perigosas: o WhatsApp”. Segundo ele, o que rola no Facebook e no X ao menos é público, todos vêem e podem interagir e denunciar. No WhatsApp, extremistas de direita e bilionários podem coordenar-se e estabelecer redes em segredo, minando e prejudicando a democracia por debaixo do pano.
“The whole problem with the world is that fools and fanatics are always so certain of themselves, and wiser people so full of doubts.”
“O problema do mundo é que os tontos e os fanáticos estão sempre tão seguros de si, e as pessoas mais sábias, tão cheias de dúvidas.”
Bertrand Russell, filósofo
Delírio Tropical
Imagina estar em um lugar com várias dessas bromélias rosa neon. Andando pelo terreno da minha casa no Sertão do Una, vi muitas, brotando do chão ou saindo de troncos de outras árvores. Fiquei enlouquecida com a cor. Como pode ser tão rosa, tão linda? Tem mais de três mil espécies de bromélias, eu devo conhecer umas cinco rsrsrs. A natureza é perfeita. E li ainda que as bromélias afastam energias negativas.
🌷
E pra encerrar 👋 💋
Futures
Made of virtual insanity
✨✨✨
Sempre maravilhosa sua newsletters ❤️
Adorei o conteúdo. Ri bastante na parte "Falando em lixo... " kkkkkk