Big in Japan
Curta esta postagem clicando no ícone de coração abaixo. Dê uma assinatura de presente por R$ 20/mês aqui
Bom dia!
Na news de hoje:
Tema principal: Big in Japan
Siglas: Os acrônimos da nova geração
The Dare: O produtor que tá fazendo todo mundo dançar
Palco: Upcycling em Movimento
Make: A volta da Payot
Quote: Uma frase pra refletir 🤯🤔
Goodbye, so long, farewell: Su-su-summertime sadness
☀️
Big in Japan
O Japão há tempos é reconhecido como um centro de inspiração criativa. Na moda não é diferente e os estilistas japoneses são o que há de mais incrível, técnica e criativamente.
Rei Kawakubo, Yohji Yamamoto e Issey Miyake sempre foram alguns dos meus heróis da moda - e referências eternas para milhares de estilistas, profissionais criativos e estudantes. Entre outras coisas, eles são conhecidos por sua abordagem inovadora no uso de tecidos e técnicas de costura e frequentemente exploram novas maneiras de conceber e construir peças, desafiando as convenções tradicionais da moda, inclusive no campo estético.
Bom, sabendo da minha paixão pelo design japonês, a Japan House me chamou para participar de um podcast sobre a moda no Japão. Eles estão com uma série muito legal em que cada episódio aborda um tema (cerâmica, embalagens, design de produto, etc).
Quem está por trás dessa iniciativa é a Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo, e Adélia Borges, crítica e curadora de design. Os estilistas Jum Nakao e Fernanda Yamamoto também participam comigo deste ep. + escute aqui
Algumas curiosidades abaixo pra aguçar seu interesse ; )
Yohji Yamamoto queria ser advogado, mas para ajudar sua mãe na loja de costura, foi estudar moda.
Yohji usa muito preto nas coleções. Para ele, essa cor diz: “Eu não incomodo você, você não me incomoda.”
Ele desfilou em Paris pela primeira vez em 1981. As modelos andavam sem maquiagem, vestidas com roupas pretas assimétricas e sapatos rústicos. O público, que tava acostumado com a abundância das marcas francesas, não entendeu. Os críticos de moda falaram que Yohji representava"o fim da moda" e que o corte de suas roupas lembrava o "cogumelo de uma explosão nuclear".
Sabia que a blusa preta de gola alta do Steve Jobs era do Issey Miyake? Ele foi pro Japão nos anos 1980 visitar a sede da Sony e os funcionários estavam com um uniforme criado por Miyake. Ele chegou a procurar o Issey pra desenhar um uniforme pra Apple, mas acabou não rolando. Porém, o designer criou a blusa preta de gola para ele. Jobs chegou a comprar 100 delas.
Rei Kawakubo, fundadora da Comme des Garçons, não estudou moda. Fez arte e literatura.
Ela foi uma inspiração muito forte para outros designes que viriam depois, como Martin Margiela, Ann Demeulemeester e Helmut Lang.
Basquiat desfilou pra Comme des Garçons nos anos 1980.
O trabalho de Kenzo Takada abriu portas pros outros japoneses em Paris. Ele foi pra lá na década de 1960 pra ficar seis meses e acabou ficando 56 anos.
Em uma visita ao Brasil, em 2008, ele me falou que o Brasil era o país do futuro. Ele faz aniversário no mesmo dia que eu ❤️
VVSVS (vamos ver se você sabe)
Caso esteja difícil para acompanhar a quantidade de siglas que invadiram nosso dia a dia, aqui vai um guia breve das mais usadas. São todas em inglês e têm sido incorporadas não apenas em mensagens rápidas, mas também legendas de posts e em textos jornalísticos.
YOLO (You Only Live Once)
IWWIWWIW (I want what I want when I want)
FOMO (Fear Of Missing Out)
JOMO (Joy Of Missing Out)
IRL (In Real Life)
ILY (I Love You)
GTG (Got To Go)
TTYL (Talk To You Later)
IMO (In My Opinion)
FYI (For Your Information)
BRB (Be Right Back)
IDC (I Don't Care)
IDK (I Don't Know)
NSFW (Not Safe For Work)
TMI (Too Much Information)
SMH (Shaking My Head)
ROFL (Rolling On the Floor Laughing)
The Dare: o novo som das pistas de dança
Você já viu o clipe de Perfume, do produtor The Dare? Achei muito bom, a cara das campanhas da Calvin Klein do começo dos anos 2000 e adorei a música e a letra também. Assim como suas outras faixas, é animada, boa pra pista, uma vibe LCD Soundsystem/The Rapture e tem humor e ironia. E ainda: gatinho estiloso 😂
The Dare é o projeto do músico HarrisonPatrick Smith, lançado em 2022 e que estourou com o ançamento da música Girls (que o NYT nomeou a quinta melhor música de 2022). Desde então, ele virou um produtor e DJ em alta em Nova York - ele produziu Guess, que está na versão deluxe de Brat, de Charli XCX.
Essa faixa Perfume está presente no primeiro álbum dele, que sai em setembro e chama What’s Wrong With New York? Vale ficar de olho.
Moda Reciclada em Cena
A estilista e especialista em upcycling Agustina Comas criou o mais recente figurino da São Paulo Companhia de Dança para a coreografia Yoin. Upcycling é o processo que transforma resíduos e materiais inativos em novas matérias-primas e produtos.
“Quando me procuraram com essa vontade de ter um figurino com atributos de sustentabilidade, fiquei encantada, principalmente, com a oportunidade de levar upcycling para o palco, para esse lugar da arte em evidência", diz Agus.
Todas as peças foram feitas com ORICLA ELÁSTICO, um tecido criado por Agustina em parceria com uma confeccionista de moda fitness (a Confecções T.Christina). Ele é resultado de um projeto de redução de resíduos têxteis que otimiza recursos e valoriza o trabalho da costura, atacando algumas questões da indústria têxtil ao mesmo tempo: não produz algo novo, do zero, não desperdiça ou descarta matéria prima e valoriza a mão de obra de costureiras e costureiros.
A volta da Payot
Quem aqui tem 40+ vai lembrar da Payot, marca de cosméticos que chegou ao Brasil nos anos 1950 e abriu a primeira escola de estética do país com curso autorizado pelo MEC. Era uma marca bem presente, mas que focou na área educacional, mas sumiu das nossas estantes e gavetas.
Hoje ela é 100% brasileira e está preparando um retorno com uma linha de bases e corretivos a preços acessíveis.
“Love is a verb. Not a permanent state of enthusiasm.”
"Amor é um verbo. Não é um estado permanente de entusiasmo.”
Esther Perel, psicoterapeuta e especialista no estudo de relacionamentos modernos
E pra encerrar 👋 💋
I got my red dress on tonight
Dancin' in the dark, in the pale moonlight
Done my hair up real big, beauty queen style
High heels off, I'm feelin' alive
amo The Dare <3 fui no show dele (e até conheci pessoalmente) mês passado em Barcelona. um fofo!