Especial: Filmes, séries, docs e podcasts #4
Minha dose mensal com dicas pra você não perder tempo zapeando pelos aplicativos
Procurando algo para assistir? Nessa newsletter mensal eu trago filmes, séries, docs e podcasts pra você assistir, ouvir e compartilhar. Pesquiso nos principais canais de streaming como Netflix, Prime Video, HBOMax, Star+ e Mubi para reunir alguns dos melhores títulos disponíveis em cada plataforma.
🍿Filmes
Meduza Deluxe (Mubi): Cabeleireiras talentosas em uma competição encontram um dos seus colegas morto antes do concurso começar. A história se desenrola a partir daí. Estética marcante, cabelos incríveis feitos por Eugene Soulaiman, um dos cabalereiros mais conhecidos da moda.
Sorry We Missed You (Mubi): Mais uma porrada do diretor inglês Ken Loach, o filme concorreu a Palma de Ouro em Cannes e ganhou o prêmio de melhor filme no festival de San Sebastian. O longa foca na exploração do trabalho no que ficou conhecida como gig economy (ubers, entregadores de comida e outros trabalhos em que a própria pessoa é a única responsável pelos seus ganhos)
Land (Star +): Estreia de Robin Wright na direção. Ela também interpreta Edee, uma mulher na busca por novos significado para sua vida após uma tragédia. Muito delicado e bonito.
A Baleia (aluguel pelo Prime Video): Filme super premiado (incluindo Oscar de Melhor ator) de Darren Aronofsky sobre o professor de inglês, Charlie (Brendan Fraser), que vive com obesidade severa e luta contra um transtorno de compulsão alimentar. Ele dá aulas online, mas sempre deixa a câmera desligada, com medo de sua aparência. Agora, ele busca se reconectar com a filha adolescente e reparar erros do passado.
Revolta, Rebelião e Revolução (Netflix): Se uma amiga não tivesse indicado, eu provavelmente não teria visto esse filme incrível que mistura diversos gêneros, como ação, aventura, épico, história, fantasia, romance e suspense. Se passa na Índia pré-revolução.
🍿Séries
Cangaço Novo (Prime Video): Nova sensação entre as séries brasileiras, magistral em todos os sentidos: roteiro, fotografia, direção, atuações. Muito boa, indicação de uma amiga também.
Pam & Tommy (Star +): Se você ainda nã viu, veja. Mesmo se acha que não gosta de Pamela Anderson e/ou Tommy Lee. A série foca no casamento dos dois durante o período em que sua fita de sexo não autorizada foi divulgada, um dos acontecimentos que marcaram a cultura pop nos anos 1990.
O Império da Dor (Netflix): Totalmente baseada em fatos e histórias reais, a série narra a ascensão do OxyContin, opióide que matou cerca de 500 mil pessoas nos EUA.
Barracuda Queens (Netflix): Também inspirada na realidade, sobre garotas de Estocolmo que começam a roubar casas para pagar uma dívida após uma noitada. Os eventos ocorreram na Suécia na década de 1990 e lembram a história de Bling Ring, de Sofia Coppola.
Bloodline (Netflix): Essa série já existe faz tempo e eu sempre procuro pra ver se lançou uma temporada nova. Low budget, com um roteiro ótimo e um clima que não cai em nenhum momento. A família Rayburn, que é um exemplo em toda sua comunidade, sofre as consequências quando um dos filhos retorna e traz à tona um podre de sua família.
🍿Documentários
Rich Hill (Prime Video): Vencedor do Prêmio do Juri em Sundance, esse doc emociona com as histórias de três adolescentes moradores de Rich Hill, Andrew, Harley e Appachey. O filme narra desafios, esperanças e sonhos deles em meio às dificuldades que enfrentam, como abandono, pais presos e transtorno bipolar.
O Império dos Chipanzés (Netflix): Do mesmo diretor do Professor Polvo, esse doc impessionante mostra uma grande comunidade de chimpanzés que vive em uma floresta de Uganda enfrentando políticas sociais, dinâmicas familiares complexas e disputas territoriais. A equipe passou mais de um ano acampada na floresta para captar as imagens.
A Inventora (HBO Max): Doc sobre a enorme fraude por trás da Theranos, a empresa bilionária que prometeu revolucionar o mundo com seu novo método de análise de sangue. A startup tinha como CEO Elizabeth Holmes, na época considerada uma gênia que iria revolucionar a medicina. Mas ela só soube mentir e enganar.
Cuba e o Cameraman (Netflix): Incrível registro do cineasta Jon Alpert de 1974 até 2016, ano da morte de Fidel Castro. Dez anos haviam se passado desde o início da revolução liderada por Fidel e Jon foi pra lá para registrar os efeitos disso na vida da população. No final, ele acabou criando laços com o próprio Fidel e outras famílias cubanas. Tem histórias e registros incríveis.
House of Hammer (HBO Max): Lembra do ator que fez os gêmeos no filme do Facebook (The Social network)? No ano passado, ele foi acusado de estupro, mas uma investigação trouxe à tona décadas de segredos sombrios não só sobre o ator, mas sobre sua família.
🍿Especial 80's - John Hughes
Cineasta conhecido por seus filmes icônicos que exploravam as experiências da adolescência, temas universais de identidade, amizade e amor de maneira autêntica e acessível. Suas obras se tornaram símbolos culturais dos anos 80.
Sixteen Candles (Gatinhas e Gatões)
Pretty in Pink (A Garota de Rosa Schocking)
Weird Science (Mulher Nota 1000)
The Breakfast Club (Clube dos Cinco)
🍿Docs sobre artistas
Who Shot the Sheriff (Netflix): Excelente doc sobre tentativa de assassinato do ícone do reggae, Bob Marley. À medida que a história é contada, vamos também entendendo o momento na Jamaica e os eventos que levaram à tentativa de assassinato de Marley, em 1976, com direito a envolvimento da CIA.
Wham (Netflix): Doc delícia sobre o início e o fim da banda Wham, de George Michael e Andrew Ridgeley. Eles fizeram músicas como Wake me up Before you Go Go com 20 poucos anos, estouraram e terminaram.
Quincy (Netflix): Retrato intimista sobre a influência do produtor lendário Quincy Jones, produtor dos principais álbuns de Michael Jackson, entre outros.
Britney x Spears: Não tem como não sentir empatia por Britney após esse doc. As diretoras vão a fundo em sua história e sua luta por liberdade, a briga com o pai e o movimento Free Britney.
🍿Se você ainda não viu
Wild Wild Country (Netflix): Só digo que eu queria estar lá.
Making a Murderer (Netflix): História real, dura, imprevisível, com várias reviravoltas.
The White Lotus (HBO Max): Uma das séries mais legais dos últimos 3 anos.
Os Donos da Rua (Netflix): Um clássico, com Ice Cube e Angela Basset.
🎧 Podcasts
60 Songs that Explain the 90s: O crítico musical Rob Harvilla faz a curadoria das músicas que definem a década, de Mazzy Star a U2 a Daft Punk. Dá até uma raivinha, queria muito ter tido essa ideia. Indicado pela minha amiga Gaia Passareli.
Tempo Quente: Podcast da Rádio Novelo sobre o Brasil e a crise climática. Reportagem de primeira, muito bom. Ouve na ordem.
Vibes em Análise: Apresentado por André Alves e Lucas Liedke que elaboram sobre vibes culturais e comportamentais que estão submersas no nosso inconsciente.
Pod isso, meninas?: Ana Leoni, Naiara Bertão e Nathalia Larghi se propõem a descomplicar as finanças, quebram tabus sobre dinheiro e trazem dicas para uma vida financeira mais saudável.
E pra encerrar 👋 💋
If You Leave, Orchestral Manoeuvres In The Dark ❤️
(do filme Pretty in Pink)
Esta é uma newsletter mensal com dicas culturais enviada uma vez por mês para assinantes pagos em retribuição pelo apoio ao meu trabalho. Filmes, séries, docs, podcasts, livros, músicas, muita coisa boa e nova reunida aqui pra você assistir, ouvir e compartilhar.
Um beijo e até a próxima!
👋😘
Camila