Bom dia!
Na news de hoje:
Tema principal: Copenhagen e o hype da sustentabilidade
Caia na Pangaia: Ouça entrevista com a marca de moda mais inovadora
Paula Raia: Somos feitos de flores
Stardust: Somos mesmo feitos de estrelas ✨✨
Um filme: Medusa Deluxe
Goodbye, so long, farewell: Sob as Estrelas, com o The Church
Copenhagen, the new must
Semana de moda na Dinamarca que reúne pensadores da moda e marcas conscientes, virou a nova parada de influenciadores
Com foco na moda consciente, o Copenhagen Fashion Week tem conquistado cada vez mais espaço com desfiles de marcas pequenas e autorais, ótimos debates e o estilo descontraído dos dinamarqueses ocupando as ruas.
O evento foi lançado em 2006 e, até pouco tempo atrás, poucas pessoas fora da Escandinávia davam bola. Mas com a crescente importância do tema sustentabilidade, o CFW tem se solidificado como um ponto obrigatório na maratona das semanas de moda - ao menos daqueles para os que se importam.
O evento é uma parada refrescante e inusitada, com um line-up que destaca marcas e designers que adotam práticas sustentáveis e promovem a conscientização sobre questões ambientais e sociais na indústria da moda. São grifes que a maioria das pessoas não conhece, mas que são deliciosas de descobrir (algumas aqui nessa página).
Com uma programação extensa que inclui talks, apresentações e feiras, a CFW faz a diferença com uma abordagem mais holística e atual para a moda.
Enquanto as semanas de Paris, Londres, Milão e Nova York são associadas a interesses econômicos e à tradição da moda de luxo, a Copenhagen Fashion Week se sobressai por sua preocupação genuína com questões que afetam nosso mundo.
Se Paris reina como a meca do luxo e hospeda um dos eventos de moda mais prestigiados globalmente, sua forte ênfase na exclusividade e no grande interesse econômico implícito acabam por obscurecer questões contemporâneas relevantes que a indústria da moda deveria abordar de forma responsável. No meio desse vasto oceano, Copenhagen brilha como um farol de esperança para a indústria da moda consciente.
E as influenciadoras descobriram a semana de moda de Copenhagen.
Bem, com outras fashion weeks já saturadas de influencers, tik tokers e celebridades, as influenciadoras, brasileiras inclusive, começaram a desbravar esse “novo" lugar. Atendendo a um evento de moda consciente, elas se posicionam como uma pessoa up to date em relação aos assuntos relevantes do momento e ainda posam de preocupadas com o meio ambiente.
Só engraçado que elas mudam de país e de semana de moda, mas não mudam de hábitos. Continuam a fazer videos e selfies de óculos escuros em carros pretos com motorista. Por que elas não se locomovem pela cidade como a maior parte dos dinamarqueses: de bicicleta? O que adianta um mundo novo pra uma narrativa velha... what's the f* point.
Mas assim são os ciclos. Em poucos anos, a CFW estará completamente ocupada por comportamentos antigos, mas em algum lugar, sem quase ninguém saber, um outro projeto estará surgindo, traduzindo o espírito de uma época.
Caia na Pangaia
Esses dias eu entrevistei uma super cientista da moda, a Amanda Parkes, fundadora da marca americana Pangaia. A marca é um coletivo global formado por cientistas, tecnólogos e designers que têm um outro approach sobre a moda. Se você gosta de inovação e quer entender pra onde a moda está indo, escute nossa conversa aqui no *podcast Tech Fusion que faço com minhas parceiras Gigi Casimiro e Joy Pires ⬇️
*episódio falado em inglês
Somos feitos de flores?
Falando em marcas com um trabalho mais consciente, vale mencionar a Paula Raia que tem feito há anos um trabalho consistente não só no design e na construção de identidade, mas também no modelo de negócios.
Ela apresenta sua coleção 1 x ao ano, com um evento que pode ser um desfile, uma imersão em salas de cristais ou uma visita a uma galeria. Paula ocupa espaços que fazem sentido pra ela e desta vez vimos sua coleção numa casa abandonada. A casa estava vazia, literalmente caindo aos pedaços, invadida pela solidão e abandono. Mas, por algumas horas, ela se tornou um lugar de encantamento, com plantas entrando pelas janelas. brotando do chão e surgindo de buracos no teto. Nas paredes rachadas e desgastadas, conhecemos a nova coleção da marca, Antes de Nós, através das fotos lindas de Guilherme Nabhan. Diferente de um desfile, onde todos vemos tudo junto ao mesmo tempo, essa experiência foi mais íntima e imersiva - cada um com seu fone de ouvido florido passeando pela casa, observando e absorvendo. No seu tempo.
Do lado de fora, o que antes foi uma garagem virou uma salinha de cinema que exibia o filme feito em Portugal pelo cineasta Renan Flumian, companheiro de Paula. Pra mim, a chave da coleção está nessa parceria. O release diz que a inspiração são as palntas que estão na Terra há milhões de anos, mas pra mim é esse novo amor, fresco e leve como as flores e cores que estão por toda a coleção, mas firme como as plantas invadindo a casa e irradiando vida e beleza.
Somos feitos de estrelas?
As estrelas que se tornam supernovas são responsáveis por criar muitos dos elementos da tabela periódica, incluindo aqueles que compõem o corpo humano.
“É 100% verdade: quase todos os elementos do corpo humano foram feitos em uma estrela e muitos passaram por várias supernovas”.
Dr. Ashley King, cientista planetário e especialista em poeira estelar
E tem mais: a maioria dos elementos de nossos corpos foi formada em estrelas ao longo de bilhões de anos e várias vidas estelares. Também é possível que parte do nosso hidrogênio (que compõe cerca de 9,5% de nossos corpos) e lítio, que nosso corpo contém em quantidades muito pequenas, tenham se originado do Big Bang.
Leia o artigo completo aqui no site do Museu de História Natural de Londres.
Um filme: Medusa Deluxe
Um filme de mistério de assassinato daqueles que a pergunta “quem foi?” movimenta a história e as personagens. Estreia promissora do diretor Thomas Hardiman, que ambienta seu primeiro longa em um concurso de cabeleireiros. Quem assina os cabelos do filme é o super Eugene Souleiman, um dos principais nomes do mercado, responsável pelos cabelos de desfiles como Louis Vuitton, Rick Owens, Chanel e Maison Margiela. Muitas referências pop, visual forte e personagens intensas. Vale a pena, tá no Mubi. Trailer aqui
E pra encerrar 👋 💋
Leads you here, despite your destination
Under the Milky Way tonight
Under the Milky Way, The Church
Eu amei tanto esse desfile da Paula Raia. Uma das coisas mais bonitas e poéticas que vi nos últimos tempos na moda. Adorei saber mais sobre ele.