Bom dia!
Na news de hoje:
O Comportamento da Geração Z em Espaços Imersivos
Qual é o cheiro da alegria?
NY Processa PepsiCo por Excesso de Plástico
A Retrospectiva do Spotify
Uma Frase pra Refletir 🤯🤔
Last Song: Dançando Descalça com Patti Smith
Insights
Como o comportamento da Gen Z no mundo virtual impacta decisões no mundo físico
O Roblox publicou sua primeira grande pesquisa sobre como a Geração Z se comporta em espaços imersivos. O estudo traz insights para marcas de moda e beleza, mostram como essa geração tem abordado a autoexpressão e como o mundo virtual influencia em decisões de compra e estilo do mundo físico.
Eles entrevistaram mais de 1.500 pessoas com idades entre 14 e 26 anos nos EUA e no Reino Unido. Abaixo dois insights interessantes que pode ajudar a guiar marcas a conversar com esse público de maneira mais legítima e eficiente.
Autenticidade é beleza
A resposta para a pergunta: o que faz você elogiar um look de outro avatar é: “um visual único que se destaca entre os demais.
Os usuários creditam a autoexpressão em espaços imersivos à uma liberdade maior, opções criativas, tendências diferentes e a possibilidade de ser quem eles quiserem.
“No metaverso a maioria das pessoas fazem seu avatar único e diferente. No mundo real existe um esperado padrão de beleza".
A maioria (62%) disse que sua própria opinião é mais importante do que a opinião dos outros e acreditam que são menos julgados em sua aparência no metaverso do que no mundo físico. Eles também acreditam que se expressam melhor em espaços imersivos do que através de fotos e posts nas redes sociais.
Mundo virtual inspira mundo físico
Cada vez mais itens físicos são inspirados por criações e comunidades do metaverso. O Gloss Bomb, da Fenty Beauty, foi criado junto com usuários do Roblox. Estudantes da Parsons, uma das mais prestigiadas escolas de moda de Nova York, fizeram uma formação no primeiro curso de moda virtual ministrado pelo Roblox. Parte da coleção digital foi produzida para uso no mundo físico.
A conexão entre mundo virtual e físico no estilo também é enorme: 84% disseram que seu estilo físico era inspirado pelo estilo de seu avatar.
Muitas coisas que vemos nas passarelas de moda trazem cores e texturas associadas ao universo de avatares. E marcas como Gucci e Tommy Hilfiger criam peças exclusivas no metaverso e as que vendem mais ganham também sua versão nas lojas físicas.
É o futuro da comunicação, conexão, e da autoexpressão se desenrolando e evoluindo para novos lugares. Segundo o Roblox, num futuro próximo, o avatar de uma pessoa poderá espelhar o seu expressões faciais exatas. Todos esses elementos de realismo são essenciais para conexões emocionais nos espaços imersivos, assim como são no mundo físico.
“Como alguém que teve um ano turbulento procurando pela positividade do meu próprio corpo, tenho encontrado maneiras de estilizar e explorar os personagens avatar que crio enquanto meus hábitos saudáveis no mundo real melhoram. Expressar-me através de um avatar que eu amo teve um impacto positivo em como eu me expresso no mundo físico”.
Vivian Arellano, Roblox Creator
Se interessou pelo assunto e deseja saber mais sobre como aproveitar essas oportunidades? Faço um trabalho de consultoria voltado para moda e tecnologia, com acesso a profissionais incríveis e experientes. Mande um email e conversamos ; )
O Cheiro da Alegria ☀️
A aromaterapia tem sido usada há séculos para ajudar a combater stress e ansiedade, estimulando vias neurais para ajudar a iluminar nosso humor e aumentar pensamentos de felicidade e otimismo. Muitos perfumes vendem felicidade em um frasco, mas tem frutas, plantas e flores que são reconhecidamente eficientes em dar um boost nas nossas emoções.
Uma fragrância, seja ela em óleo, perfume ou inalador, pode desencadear uma reação subconsciente de felicidade pois suas moléculas aromáticas entram no sistema límbico do nosso cérebro, onde nossos sentimentos são processados e nossas memórias são armazenadas.
Sabe que o primeiro perfume do mundo que ganhou o nome de Joy foi criado por Jean Patou em 1930, no começo da Depressão? Na época, ele era o perfume mais caro do mundo, feito com 10 mil flores de jasmim e 28 dúzias de rosas.
Olha aqui abaixo os cheiros da felicidade. Cerque-se deles ☀️
Cítricos (laranja, toranja, limão, bergamota, lima) – as frutas cítricas são consideradas uma fonte de bem-estar, que melhora o humor e aumenta a energia.
Jasmim (meu eterno preferido) – acredita-se que ele evoca otimismo e frescor.
Hortelã – um estimulante do humor, proporcionando um estado mental revigorado e sentimentos de frescor e energia positiva.
Pinheiro – os japoneses reduzem o estresse e a ansiedade através da prática de “banhos na floresta”. O aroma do pinho tem um efeito revigorante, ajudando a diminuir o estresse, energizando o corpo e promovendo uma perspectiva positiva.
Rosas e lírios do vale também são flores otimistas.
Nova York x PepsiCo
Residentes da bacia do rio Buffalo, no norte do estado de Nova York, acusam a PepsiCo de poluir suas águas. A ação, movida pela procuradora-geral Letitia James, marca um dos primeiros embates legais de um estado norte-americano contra um grande produtor de plástico. As embalagens da PepsiCo são a principal fonte de lixo plástico a obstruir o o rio e seus afluentes: dos quase dois mil resíduos coletados em 13 pontos, os produtos da PepsiCo (com marcas como Aquafina, Cheetos, Gatorade e Lay’s) representaram mais de 17% dos itens identificados. Achei incrível essa notícia, só sob pressão as marcas fazem algo para melhorar o bem estar social e ambiental. A matéria completa está aqui na Fast Company.
🌊🌊🌊
Notas sobre minha retrospectiva do Spotify
Realmente, vivi um revival com Everybody Wants to Rule the World, do Tears for Fears. Essa letra foi escrita durante a Guerra Fria, mas é tão atual que poderia ter sido escrita hoje. Ela trata da sede de poder e suas consequências, com alusões à guerra nuclear (There’s a room where the light won’t find you) e às crescentes tensões entre os EUA e a União Soviética na época em que a música foi lançada (Holding hands while the walls come tumbling down). Mas também tem notas pessoais: quando eles cantam So sad they had to fade it, é uma menção a banda ter que editar e picotar essa música, pois na versão original era muito longa para ser lançada como um single. E minha frase preferida é, claro:
Help me make the most of freedom
And of pleasure
Nothing ever lasts forever
Lay Lady Lay, nessa versão linda do Magnet, é uma música pra descansar, ouvi muito pra dirigir ou quando precisava concentrar pra escrever.
Here, There and Everywhere, o clássico mais delicado dos Beatles, é um carinho no coração.
The Returner, da maravilhosa Alysson Russel, já foi música aqui da news. Eu AMO essa letra.
E por fim, Weird Goodbyes, do The National feat. Bon Iver, afff ouvi demais. É a esquisitice do National com a delicadeza mais pop do Bon Iver. Linda.
Aqui minha playlist com as mais ouvidas do ano
“A verdadeira questão é: quando elaboraremos uma declaração de direitos de inteligência artificial? Em que consistirá isso? E quem decidirá isso?”
Gray Scott, filósofo e futurista
E pra encerrar 👋 💋
“Ela está dançando descalça porque a música a leva a um estado de consciência superior, aliviando-a de suas inibições e fazendo-a sentir-se como uma heroína, a forma feminina de ‘herói’”.
Dancing Barefoot, Patti Smith