O futuro da arquitetura
Quase metade dos arquitetos do Reino Unido já usam inteligência artificial
Bom dia!
Na news de hoje:
Novos Horizontes: I.A na Arquitetura
Filme Brasileiro Concorre a Palma de Ouro
Isa Isaac Silva Chega na Tok Stok
Uma Frase pra Refletir 🤯🤔
Last Song: The stars will be your eyes
Inteligência Artificial e a arquitetura
Li numa pesquisa do Royal Institute of British Architects que quase metade dos arquitetos do Reino Unido estão utilizando inteligência artificial para realizar seus projetos.
Esse é o primeiro relatório da instituição sobre o uso de inteligência artificial pela indústria. Para ser mais exata, ele aponta que:
41% dos arquitetos britânicos já estão usando a tecnologia “pelo menos em projetos ocasionais”.
43% dos arquitetos que usam IA acreditam que ela melhorou a eficiência do seu processo de design.
57% disseram que, nos próximos dois anos, a IA será capaz de ajudá-los a analisar o impacto ambiental de um projeto.
49% afirmaram que a IA está entre as ferramentas que serão “necessárias para dar resposta à crescente complexidade dos edifícios”, incluindo adaptações climáticas.
58% dos arquitetos que acreditam que a IA aumenta o risco de o seu trabalho ser imitado.
Mas não é apenas para criar projetos antes impensáveis que a IA tem sido aplicada. Ela também é usada na automação de tarefas administrativas e a redução da pegada de carbono de projetos em conjunto com gêmeos digitais. “Usamos ambientes virtuais e gêmeos digitais para alcançar uma redução radical nas pegadas de carbono, energia, água e resíduos de construções físicas dispendiosas”, disse um dos arquitetos ouvidos.
“A IA é a ferramenta mais disruptiva do nosso tempo e não podemos exagerar o seu papel na definição do futuro da arquitetura – desde o caráter das nossas cidades até a qualidade do nosso ambiente construído”, disse Muyiwa Oki, presidente do RIBA.
Para arquiteto especialista em IA Arturo Tedeschi, projetar usando inteligência artificial é uma forma de criatividade equivalente a uma evolução de nossa espécie.
No entanto, o cofundador do Online Lab of Architecture, Daniel Escobar, disse que a dependência excessiva dessas ferramentas pode resultar em edifícios entediantes.
Realmente, tem projetos incríveis, que repensam a moradia ou criam algo impensável, como as casas em forma de pato e tubarão do Tim Fu, que eu acho incíveis. Mas existe uma influência da própria ferramenta que acaba impactando nas criações dos arquitetos com inteligência artificial e, naturalmente, na estética também. Quando a gente pesquisa por arquitetura paramétrica ou uma simples busca por Midjourney, vemos um mundo meio Zaha Hadid.
Uma coisa importante que o instituto fez foi criar um grupo consultivo de especialistas” para para analisar as implicações éticas, profissionais e competitivas no uso de IA. Fundamental para previnir cópias, garantir direitos autorais e até mesmo proteger o trabalho do arquiteto (humano).
Esta é uma preocupação que tem assolado não apenas arquitetos, mas também outras classes, como artistas e fotógrafos. Recentemente, o banco de investimento Goldman Sachs previu que a IA poderia substituir o equivalente a 300 milhões de empregos a nível mundial.
Eu acredito que um ponto de vista original nunca será substituído por nenhuma máquina, mas certamente estamos entrando num momento da nossa história em que essa coexistência será cada vez mais presente.
Tem Brasil em Cannes 🇧🇷🇧🇷
O novo filme do diretor cearense Karim Aïnouz, Motel Destino, está concorrendo a Palma de Ouro, no Festival de Cannes. O evento acontece de 14 a 25 de maio.
O longa é um thriller erótico inteiramente filmado no Ceará, e que tem como protagonistas os atores Fabio Assunção, Nataly Rocha e Iago Xavier.
O festival é importante pra Karim: foi lá onde ele estreou como diretor com o inesquecível Madame Satã, há 20 anos. Ele também foi premiado com A Vida Invisível na mostra Un Certain Regard - filme lindo, assista se ainda não viu.
Karim vai concorrer com diretores como Francis Ford Coppola e Yórgos Lánthimos. Estarei na maior torcida!
Linha da Isa Silva na Tok Stok
Uma das pessoas mais interessantes e inteligentes na moda brasileira hoje, a baiana Isa Silva acaba de lançar uma linha com a Tok Stok. Isa criou o slogan Acredite no seu Axé que estampa de camisetas à Havaianas e agora várias peças de decoração. A linha Sete Ervas Suas emana brasilidade, assim como tudo o que ela faz. Isa Silva para Tok Stok.
Dê uma caixa de sorrisos de presente
Descobri há pouco a Paisage, uma marca independente de make que tem essas artes lindas de flores na embalagem. Esse A Box of Smiles é um duo com doi tons de “flush”, tipo um multiuso pra usar como blush, batom e sombra, O nome é um tributo à obra de Yoko Ono, A Box of Smile. Lindo pra dar de presente.
“We have two ears and one mouth so that we can listen twice as much as we speak.”
“Temos dois ouvidos e uma boca, para que possamos ouvir o dobro do que falamos.”
Epiteto, filósofo grego
E pra encerrar 👋 💋
And rise with me forever
Across the silent sand
And the stars will be your eyes
And the wind will be my hands
Far From Any Road, The Handsome Family