Curta esta postagem clicando no ícone de coração abaixo. Dê uma assinatura de presente por R$ 20/mês aqui
Bom dia!
Na news de hoje:
O Celular do Futuro
E o Boring Phone
Sneaker School
Pensa num sabonete bom
Design, livros e afins
Quote: Uma frase pra refletir 🤯🤔
Goodbye, so long, farewell: The Gift of Sound and Vision
O celular do futuro
Os recursos futuristas que chegarão em breve aos smartphones
Os smartphones ficarão cada vez mais smarts. Isso a gente já sabe, mas quais são as mudanças e upgrades que vêm por aí? Alguns recursos estão programados para chegar até 2030 enquanto outros ficam ainda no campo da ideia para um possível futuro.
1. Baterias que carregam 100% em 1 minuto
A empresa de tech StoreDot mostrou um Samsung Galaxy S5 com uma bateria que utiliza nanotecnologia e pode carregar de 0 a 100% em menos de um minuto. A StoreDot recebeu investimentos da Samsung e está em conversa sobre a integração de sua bateria em futuros smartphones.
2. O fim dos SIM cards
Temos visto os SIM cards diminuirem de tamanho, mas logo eles irão desaparecer e serão substituídos por uma versão eletrônica. Segundo a Wirecutter, “fabricantes liderados pela Apple estão migrando para SIMs incorporados, ou eSIMs, que são cartões digitais. Os iPhones mais novos vendidos nos EUA já não oferecem mais suporte a cartões SIM físicos. A versão digital vai facilitar para alternar entre provedores e configurar um número local quando você estiver viajando. Dizem que a tecnologia pode estar disponível em novos smartphones já no ano que vem”.
3. Celulares dobráveis viram mainstream
O Samsung Flip introduziu, o Motorola Razr acompanhou. Os telefones dobráveis ainda têm um gostinho de novidade, mas devem ficar cada vez mais populares até 2030. O Google acaba de lançar seu modelo dobrável, o Pixel 9 Pro Fold, “o dobrável mais fino disponível”, com tela resistente a arranhões.
4. Tela que sente a textura
Imagine se você pudesse tocar a tela do seu celular e sentir a textura de uma roupa que você quer comprar. Isso pode se tornar possível. Engenheiros da Universidade Northwestern desenvolveram telas sensíveis ao toque que nos permitem sentir uma variedade de sensações, como pegajoso, áspero ou macio.
Essa tecnologia é chamada de superfície háptica, que são texturas programáveis que podem ser sentidas quando o dedo se move sobre a tela. Aqui acima vai um video bem explicado pela empresa Tanvas, uma das pioneiras desta tech.
5. Tela transparente de dois lados
Este telefone parece um gameboy antigo, mas ele tem uma tela transparente, sensível ao toque e que pode ser operada de ambos os lados. Eu adorei isso.
Este conceito foi apresentado pela primeira vez em 2012, pela Fujitsu e NTT DoCoMo, mas em 2022 a Samsung entrou com um pedido de patente para um novo design de smartphone, com tela dupla e transparente. A marca chinesa Nubia lançou o Nubia X, com duas telas, mas sem transparência.
6. Grafeno, o novo super material
Pelo que li, o grafeno é o novo "super material" da indústria eletrônica. É fino, leve, flexível, transparente e 200 vezes mais forte que o aço. É também muito bom para conduzir eletricidade. Esse material é deve tornar possível os smartphones ficarem ultrafinos, flexíveis e transparentes.
7. Hiperconectividade: 6G
Até 2030, as redes 6G podem oferecer velocidades de dados extremamente rápidas. Isso pode revolucionar as experiências móveis, permitindo streaming contínuo de conteúdo de alta resolução, jogos em nuvem ultrarrápidos e até mesmo uso de aplicativos em tempo real, como cirurgia remota ou veículos autônomos. É a era da internet ultraimersiva.
8. Celular bracelete
Este celular protótipo da Philips foi criado pelo designer brasileiro Dinard da Mata. É um telefone tão fino e flexível que pode se dobrar e encaixar no seu pulso. Sem previsão de lançamento.
9. Apps médicos de última geração
Os smartphones farão parte de uma revolução no atendimento médico ao combinar novas tecnologias com apps que podem rastrear pressão arterial e frequência cardíaca.
Cientistas desenvolveram um aplicativo chamado Athelas que tem um acessório de lente para rastrear, por exemplo, células cancerígenas conforme elas se movem pelo sangue de um paciente. Muitas doenças poderão ser diagnosticadas em horas ou até minutos e os dados coletados seriam automaticamente carregados do telefone para um banco de dados online onde outros cientistas podem analisá-los e o paciente será monitorado em tempo real.
10. Inteligência artificial personalizada
Os assistentes de IA ficarão cada vez mais sofisticados e personalizados, podendo antecipar suas necessidades, como gerenciar sua agenda e otimizar sua rotina diária.
» Responsabilidade ambiental e social «
Eu não sei se acredito muito, mas as empresas dizem que estão explorando novas maneiras de tornar seus produtos mais sustentáveis ambientalmente, aprofundando-se em materiais menos nocivos para o ambiente e métodos de carregamento de energia mais limpos. Não existem outras saídas a não ser pensar e criar produtos e processos que não agridam meio ambiente e pessoas da forma como acontece hoje com a produção em mega escala.
---
Na contramão disso tudo, eu recebi aqui o The Boring Phone.
Basicamente, ele é um celular como os de antigamente: sem internet, sem gps, email e redes sociais, o que diminui as notificações e aumenta nosso foco. Ele foi projetado para enviar e receber chamadas e mensagens de texto.
O aparelho é uma collab da Heineken com a Bodega e está chegando ao Brasil - e já passou por homologação da Anatel.
Cansado de ser controlado pelo seu telefone? Conheça a próxima geração de tecnologia que respeita seu tempo e atenção, diz a campanha.
O produto foi criado para encorajar as pessoas a desfrutar de melhores conexões na vida real, desconectando-se de seus smartphones. A parceria entre a Heineken e a Bodega é uma resposta à tendência global que indica que consumidores da Geração Z desejam se "desintoxicar" de seus smartphones.
Eu postei uma foto no stories e a quantidade de feedbacks foi enorme, todo mundo querendo saber mais e com vontade de usar, mesmo que temporariamente, um telefone sem muitas funções e, especialmente, redes sociais. Ele ele não será vendido aqui, apenas 450 unidades serão sorteadas em 17 de setembro no Brasil. Acesse aqui se quiser concorrer; inscrições até dia 6 de setembro.
Acho que um celular mais simples também pode ser uma versão de celular do futuro.
Escola de sneakers
Olha que legal essa escola em Londres que ensina a arte de fazer tênis e mostra como modelos referência, tipo Air Jordan 1, Air Max 1 ou Dunk SB, são criados. A London Sneaker School é uma fábrica de calçados de ponta a ponta, do design à fabricação, e tem cursos presenciais e online.
Muito legal ver no site deles os depoimentos e criações dos alunos e como eles estão usando esse conhecimento para: dar aulas e ensinar os outros; produzir para suas marcas próprias; trabalhar com marcas esportivas, entre outras coisas.
3 marcas de sabonete que eu adoro
Imagine uma época sem computador, mas com muita criatividade e habilidades manuais.
Pesquisando capas de livro, eu achei essa coleção linda que a Rizzoli publicou nas décadas de 1960 e 70. O autor dessas capas é o diretor de arte italiano Mario Dagrada, que ganhou inúmeros prêmios com seu trabalho, mas se manteve um profissional desconhecido.
Dagrada foi aprendiz de litógrafo ainda antes de ingressar na Escola Superior de Artes Aplicadas, onde estudou pintura e grafismo publicitário. Ele entrou na editora Rizzoli em 1961 como diretor de arte e lá desenvolveu uma parte importante do seu trabalho, com um uso novo de ocupação de espaços, cores e formas.
Livro vai ter anúncio??
Daí, pesquisando sobre o Dagrada (acima), eu caí num pdf em italiano, com 60 páginas, que conta toda a história deste designer italiano fazendo um paralelo com a evolução do mercado editorial. E eles terminam com uma provocação (bem chata): passaremos a ter anúncios nos livros?
Algo que a gente nunca imaginou poderá tornar-se “normal” com a transição para e-books. E adivinha que trouxe essa ideia? Sim, ele mesmo! Nosso querido Jeff Bezos, fundador da Amazon, que anunciou recentemente a inclusão de publicidade em seus dispositivos de leitura.
Bom, onde não há anúncio hoje em dia? Você já tentou contar quantos anúncios aparecem pra você ao longo de um dia? O livro é o único espaço puro e um dos únicos que conseguem ainda nos manter focado. Aí a publicidade vai entrar com ads conectados ao que estamos lendo ou pensando. “Esse tipo de publicidade atinge exatamente quando nossas defesas estão mais baixas em comparação a quando estamos assistindo TV ou realizando uma pesquisa na Internet”., diz o texto. Que loucura. Vai sobrar algum lugar pra gente nesse mundo?
“Is the end of the marriage plot the beginning of a woman’s self-knowledge?”
Joanna Bigs, escritora, em seu novo livro, A Life of One’s Own
E pra encerrar 👋 💋
A versão mais linda de Sound and Vision
Amei seu conteudo, me alegra a tecnologia sendo falada dentro de veiculos de lifestyle!
Afinal o celular foi, é e sempre será parte de nos e do nosso dia a dia, feating com nosso estilo! Bjs cami
Muito bom o conteúdo!!! Adorei