O que é ser feliz?
Conhecimento, comunidade, amor e uma vida com propósito são alguns dos ingredientes da felicidade
Curta esta postagem clicando no ícone de coração abaixo. Dê uma assinatura de presente por R$ 20/mês aqui
Bom dia!
Na news de hoje:
O que é ser feliz?
3 marcas para o bem estar
Economia do Bem Estar
Uma frase pra refletir 🤯🤔
Last Song: Bahamas
O que é ser feliz?
Felicidade. A gente pensa ou fala sobre ela sem de fato refletir muito. Na maior parte do tempo, ela parece algo distante, que estamos sempre buscando sem nunca alcançar.
A própria ideia de felicidade é subjetiva. Pra mim é uma coisa, pra você outra. Um jovem na Palestina certamente terá uma resposta diferente de uma mulher mais velha na Dinamarca.
Mas é certo que todos nós a buscamos. Quando a gente nasce, não temos ideia de quanto sofrimento existe no mundo. Ao longo da nossa vida, aprendemos que não temos como controlar a ocorrência de momentos difíceis ou felizes - eles simplesmente acontecem, muitas vezes sem aviso.
Essa pergunta - o que é felicidade - é debatida por filósofos desde os tempos da Grécia Antiga. Platão falava que uma vida comprometida com o conhecimento resultará em felicidade e autorrealização. Para Aristóteles, a vida boa é uma vida ativa, com participação na comunidade e na política, além do desenvolvimento pleno das nossas potencialidades.
A visão do Buda dá maior ênfase às pessoas que encontram realização na experiência de viver, em vez de apenas chegarem lá. Para o Buda, não existe um objetivo final; nós construímos a nossa felicidade ao longo do caminho.
"Não há caminho para a felicidade: a felicidade é o caminho"
— Sidarta Gautama, por volta de 500 a.C.
Outra teoria diz que felicidade consiste em estar satisfeito com a vida. Uma pessoa feliz tem uma impressão positiva de sua vida em geral, mesmo que não esteja ou seja feliz com todos os aspectos dela.
Antes eu achava que ser feliz era não ter problema ou não sentir dor, o que é impossível. Não existe vida sem dor ou dificuldade e elas existem em nuances e frequências diferentes para cada um. O sofrimento, mais do que a alegria, é a nossa conexão em comum com os outros e nos torna mais compassivos.
Por um tempo, achei que a boa vida era sinônimo de experiências exteriores: viagens, visita a lugares incríveis, comer em restaurantes especiais, me encher de experiências que proporcionam uma beleza momentânea. Sim, essas experiências nos nutrem, tornam nossa vida mais interessante e trazem alegria. No entanto, quando pensamos na felicidade de uma forma mais filosófica, percebemos que ela é algo que pode ser cultivado, uma prática constante.
Alguns pontos, comprovadamente, tornam a nossa vida mais feliz.
Investir em relacionamentos de alta qualidade
Seja com parceiros, familiares, amigos e colegas de trabalho. Bons relacionamentos no trabalho ajudam no nosso dia a dia profissional; cultivar amizades mais íntimas podem salvar a gente nos momentos mais difíceis; o mesmo vale para familiares. No final, é tudo o remédio potente do amor.
Conheça seus pontos fortes
O que te faz foda? Todos nós temos pontos fortes e diferenciais. Muitas vezes, eles são as respostas que precisamos e podem ajudar a gente a andar pra frente na vida, trazendo uma sensação de auto-alegria e satisfação com a vida.
Faça o que você gosta (se possível)
Nosso trabalho ocupa a maior parte do nosso dia a dia por décadas, portanto, fazer o que gosta é uma maneira de atingir uma grande satisfação.
Cuide de você
Esteja atento a sua saúde física e mental e nutre teu corpo, mente e coração com o que você entende que te faz bem. Exercício físico, oração, meditação, terapia, silêncio, natureza, conversa. O que acalma sua ansiedade? O que te equilibra?
Acho que observar a vida dos outros e os tremendos desafios que são impostos a eles também nos traz humildade e gratidão.
E tem um despertar interno também que deixa a gente mais atento às delicadezas escondidas do dia a dia. Coisas ou momentos que passam batido a maior parte das nossas vidas e, uma vez que a gente abre os olhos, elas transformam nossa rotina com micro doses diárias de mágica. O filme Perfect Days, do Wim Winders, fala muito sobre isso.
Faço minhas as palavras de Steve Jobs, que disse que os seis melhores médicos do mundo são:
1. Luz do sol
2. Descanso
3. Exercício
4. Alimentação saudável
5. Auto confiança
6. Amigos
Pronto para ser feliz? ☀️🍀
Marcas de bem estar
Goloka
Incensos, velas aromáticas e óleos essenciais importados de Bangalore na Índia. Todos os incensos Goloka são feitos a mão na Índia, veganos, atóxicos, sem crueldade ambiental e feitos com cuidado social. Goloka
Chá Kras
Uma linha de chás produzida a partir de uma pesquisa de chakras e dieta ayurveda. Cada blend estimula um chakra. Eu comprei no espaço de yoga Urban Yoga, em São Paulo. A embalagem é linda, bem explicativa e o chá muito gostoso. Comprei o do chakra umbilical (calendula, flor de laranjeira e capim cidreira). Não achei nada deles online, apenas um instagram desativado. Mas tem um email na embalagem: contato@ochakras.com.br
Vento Velas
Conheci a Vento Velas recentemente. É uma marca pequenina e bem artesanal e com aromas muito delicados. A Juliana Ellen, fundadora da Vento, é uma pessoa leve como uma brisa boa. Quando eu olhei pra ela, entendi porque a marca se chama Vento. Gostei muito dos cheiros das velas e o fato de que elas vem embrulhadas em um tecido com a técnica japonesa do furoshiki. Ela faz lindos arranjos de flores também.
WELA - Wellbeing Economy Lab
Em março de 2024, o economista dinamarquês Mads Falkenfleth Jensen lançou o Wellbeing Economy Lab, tipo um think tank independente e baseado na ciência dedicado à co-criação de uma Economia do Bem-Estar.
“O que nós do WELA dizemos é que queremos um sistema econômico que coloque o bem-estar no centro da economia. Um sistema que facilite boas vidas para todos - tanto as gerações atuais quanto as futuras - e que respeite os limites planetários. Não é realmente uma questão partidária ou com uma agenda política. É simplesmente a coisa mais sensata a se fazer”.
O principal objetivo do projeto é reforçar que todos precisam ter suas necessidades fundamentais e direitos atendidos. “O que estamos tentando fazer não deveria ser ambicioso, mas infelizmente, no mundo em que vivemos, é", diz Mads em uma entrevista.
Para isso, o lab quer alcançar todo o espectro político para desenvolver soluções baseadas em evidências para os desafios sociais e ecológicos de longo prazo da sociedade. Boa iniciativa, muito trabalho pela frente. Pequenos grandes passos.
"If you are depressed you are living in the past. If you are anxious you are living in the future. If you are at peace you are living in the present".
"Se você está deprimido, você está vivendo no passado. Se você está ansioso, você está vivendo no futuro. Se você está em paz, você está vivendo no presente".
— Lao Tzu, filósofo na Antiga China, cerca 600 AC
E pra encerrar 👋 💋
Lost in the Light, Bahamas