Bom dia!
Na news de hoje:
Ser mãe é viver em mar aberto
Arte Debaixo D’Água
3 Docs: Moda & Sustentabilidade
Uma Frase pra Refletir 🤯🤔
Last Song: bleeding me dry like a goddamn vampire
Ser mãe é viver em mar aberto
Vocês viram o filme de Dia das Mães do O Boticário? Tormenta é um dos filmes mais bonitos que vi sobre mães. Não é a mãe perfeita, é a mãe que ama, e que sofre. Essa mãe nunca é retratada pela publicidade, seus conflitos internos, o subtexto de cada frase, a dor escondida, a preocupação que dilacera, a raiva que cresce, meu deus, como é difícil.
O curta tem quatro minutos e é a maior produção já feita pela marca. A música música When the Party’s Over, da Billie Eilish, é um super elemento que ajuda a construir a teia de emoções que a gente sente ao longo do filme.
Achei bonito e importante essa mãe ser representada. Essa turbulência que é ser mãe e ser adolescente e como às vezes somos deixados em alto mar, à deriva, tomando caldo atrás de caldo. É um convite a olhar com distanciamento pros nossos filhos adolescentes, refletir sobre essa fase e tentar ressignificar o nosso papel. É uma fase difícil, sem receita e sem fórmula. O filme mostra essa turbulência através de uma tempestade que faz balançar a casa inteira, como se aquela família estivesse, literalmente, saindo do eixo.
Mas tudo passa. E o amor está sempre lá. O vídeo me tocou muito e me trouxe um convite a olhar para alguns momentos com distanciamento, como se eu tivesse vendo essa tempestade da minha janela e não vivenciando ela dentro de casa.
Chorei o filme inteiro, acho que não tem quem não chore. Parabéns pra essa dupla linda de atores, Fabiana Daud e Sam Sabba, para a direção de Kid Burro, toda equipe envolvida e para a marca, por quebrar paradigmas na abordagem do tema. Dá o play.
Arte debaixo d’água
O artista argentino Leandro Erlich criou essa piscina para o museu Voorlinden, na Holanda. Este é mais um de seus trabalhos de ilusão de ótica: a piscina tem apenas 10 cm de profundidade, sustentada por uma resistente camada de vidro transparente. E abaixo dela, há uma sala aquática onde os visitantes podem andar e dar a impressão que estão submersos. Leandro roda o mundo transformando espaços cotidianos em situações absurdas, com obras que só funcionam realmente quando são experimentadas pelo público. No site do CCBB tem uma tour virtual pela obra de Erlich.
3 Docs: moda & sustentabilidade
Slay: aborda o uso de peles animais pela indústria da moda em uma investigação grande indústria por trás dos produtos derivados de animais em vários países, incluindo Brasil. Tem imagens fortes, muitos questionamentos e provocações, além de deixar claro o grande impacto na sustentabilidade ambiental e social. Dos mesmos criadores de Cowspiracy. Disponível no iTunes.
Assista ao trailer aqui
Made in Africa: este doc de 30 minutos conta a história da marca Tongoro, uma grife 100% criada e produzida na África, baseada nas culturas e nos artesanatos locais. Narrado pela fundadora e super inspiradora Sarag Diouf.
Assista aqui
Cotton Road (O Caminho do Algodão): como é produzido o algodão que a gente usa? Aqui no Brasil temos muitas plantações, mas nos EUA, os americanos consomem quase 20 bilhões de peças novas de roupa por ano, mas 98% desta demanda é produzida em outros continentes. O doc premiado mostra os problemas da cadeia de algodão através das histórias dos trabalhadores.
Assista ao trailer aqui
“After climbing a great hill, one only finds that there are many more hills to climb.”
“Depois de subir uma grande montanha, descobrimos que há muito mais montanhas para escalar.”
Nelson Mandela
E pra encerrar 👋 💋
I see the parties and the diamonds sometimes when I close my eyes
Vampire, Olivia Rodrigo